Árvores frutíferas adultas: como plantar, aguar e adubar adequadamente?
Muitos dos nossos clientes entram em contato para tirar algumas dúvidas sobre como cuidar adequadamente de suas mudas frutíferas. Em geral, o seu maior receio é que façam algo de “errado” no plantio que prejudique o desenvolvimento pleno de sua planta. Neste post nós vamos explicar o passo a passo de como plantar, aguar e adubar suas árvores frutíferas adequadamente, garantindo que elas se desenvolvam fortes e cresçam robustas e bonitas.
“Em geral, o maior receio é que façam algo de “errado” no plantio que prejudique o desenvolvimento pleno de sua planta.”
O primeiro passo é preparar o solo, retirar os matos, entulhos e pedrinhas ao entrono das covas que irão receber suas árvores frutíferas. Para saber qual o diâmetro adequado para a cova, basta calcular o dobro do tamanho do torrão da planta. Já a profundidade da cova deve ser da altura do torrão, nem muito funda, nem muito rasa, mas do tamanho exato.
Após fazer a cova o próximo passo é preparar a terra para realizar o plantio. Ela pode ser enriquecida tanto com condicionadores de solo, terra vegetal ou adubo orgânico de sua escolha, além disso, o calcário para corrigir a acidez do solo é essencial para permitir que a planta desenvolva bem suas raízes.
Confie no processo, mas não deixe de fazer a sua parte.
Pense no plantio da sua árvore ou muda frutífera como um transplante. A planta foi retirada do seu habitat ou local de produção, parte de suas raízes foram cortadas e o torrão foi feito. Agora, ela precisa ser “transplantada” em um novo local para que possa, aos poucos, se adaptar, criar novas raízes, se fortalecer e então prosperar plenamente junto ao seu novo ambiente.
Isso significa que ela vai precisar de cuidados especiais por algum tempinho. E é aqui que entra a importância da irrigação e adubação!
É extremamente importante que se mantenha o arredor das palmeiras sem matos ou gramas, tendo em vista que elas absorvem toda umidade da terra e afetam a plena hidratação das mudas frutíferas.
Como regar adequadamente após o plantio?
Nos primeiros dias após o plantio é preciso regar diariamente, porém é necessário fazer uma análise visual da umidade da terra. Por exemplo: caso a planta receba água hoje e, amanhã a terra estiver ainda muito úmida, é preciso esperar dar uma secada antes de regar novamente. Isso evita que você encharque a terra e “afogue” a planta. Neste caso, pode regar só no outro dia.
O inverso também é necessário: caso você coloque água na muda pela manhã e, devido à estiagem a terra já estiver seca no período da tarde do mesmo dia, deve-se regar novamente.
Também é preciso fazer adubação de dois em dois meses por um ano caso a sua muda frutífera seja de torrão, para que ela possa se recuperar mais rápido e atingir o desenvolvimento pleno e independente. Após isso, a adubação é opcional ou até quando perceber que a palmeira adequou-se ao ambiente e viverá dos recursos naturais dele, sem intervenção humana.
Bacana, né? E aí, ficou com alguma dúvida? Se sim, pode contar conosco para ajudar você. É só entrar em contato.
Até a próxima!